Décimo Terceiro INSS 2021: Calendário, consulta e quem tem direito

Para grande parte dos cidadãos brasileiros o décimo terceiro INSS 2021 é um benefício de grande utilidade, já que o valor conseguido por meio desse auxilio pode ajudar na sobrevivência dos cidadãos beneficiados pelo Instituto Nacional de Seguro Social. Então, não deixe de conferir os próximos tópicos deste post e saiba como você pode ter acesso ao Décimo Terceiro e como ele funciona.

Décimo Terceiro INSS 2021
Décimo Terceiro INSS 2021

Calendário do Décimo Terceiro INSS 2021

Para poder receber o seu décimo terceiro é crucial que o cidadão beneficiado conheça muito bem o calendário seguido durante a distribuição do valor pelo INSS. Normalmente o governo faz a entrega desse benefício nos meses de dezembro e janeiro.

No entanto, é importante referenciar que alguns segurados e pensionistas podem observar o pagamento antecipado do benefício. Esse tipo de fenômeno nota-se principalmente quando a antecipação pode beneficiar os interesses do estado ou amenizar um problema que esteja sendo enfrentado pelos beneficiários.

O pagamento do valor depende do número final que consta no cartão do beneficiário. As datas oficiais para o pagamento do benefício são divulgadas no calendário do décimo terceiro INSS 2021 informado pelo órgão.

Décimo terceiro salário
Décimo terceiro salário

Consulta Pagamento INSS

É importante fazer a consulta do pagamento INSS, já que por meio dessa verificação é possível conferir o extrato de pagamento do benefício. As informações referentes a quitação do tributo são úteis para o melhor controle do seu benefício.

Para poder realizar a consulta basta que o interessado tenha em mãos um smartphone ou computador conectado à internet, e depois seguir com o passo a passo exibido, logo a seguir:

  • Entre no site oficial do Meu INSS clicando NESTE LINK;
  • Quando a página estiver completamente carregada, siga em frente clicando na opção “Extrato de pagamento de benefício”;
Extrato de pagamento de benefício
Extrato de pagamento de benefício
  • Clique em “Solicitar”;
Solicitar
Solicitar
  • Feito isso, siga em frente informando os dados que são solicitados no formulário de acesso a sua conta e depois clique em “Fazer login”;
  • Caso você ainda não tenha uma conta cadastrada na plataforma de consulta INSS, clique na opção “Inscrever-se” para criar os dados de acesso;
  • Você precisará de informar o número do seu CPF e a senha, e depois continuar marcado a opção “Não sou um robô”;
  • Para finalizar, clique em “Cadastre-se”.
Consulta Pagamento INSS
Consulta Pagamento INSS

Lembre-se de anotar a senha que será fornecida nesse processo, já que ela será necessária caso você queira fazer o acesso a página em ocasiões futuras.

Quem tem Direito ao 13º Salário do INSS

Infelizmente nem todos os cidadãos que retiram o valor dos seus benefícios no INSS tem o direito de receber o 13º Salário. Dependendo da natureza do benefício o recebimento desse auxilio pode ser vedado, sendo que somente quem recebe um benefício que é de natureza previdenciária é que pode aceder ao benefício.

Tem direito a esse valor todo trabalhador com carteira assinada, seja:

  • Trabalhador doméstico;
  • Rural;
  • Urbano ou;
  • Avulsos;
  • Aposentados e Pensionistas.

A partir de quinze dias de serviço, o trabalhador já passa ter direito a receber o décimo terceiro salário.

Desse modo, quem aufere de benefícios assistências não tem o direito ao décimo terceiro INSS 2021, já que esses tipos de auxílios são gerenciados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e custeados pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

Sendo assim, somente os benefícios da previdência que impõem a contribuição por parte do beneficiário é que qualificam para o décimo terceiro, e não os assistenciais (amparos ao idoso e ao portador de deficiência) que não requerem contribuição.