Extrato INSS Empresa 2021

Assim como os trabalhadores, os empresários com estabelecimentos devidamente regulamentadas em território nacional devem efetuar a contribuição do INSS. A contribuição do INSS patronal é obrigatória e o não repasse dos valores podem acarretar em algumas dores de cabeça. Por isso, é fundamental que o empresariado esteja atento sobre as alíquotas, cálculo, como pagar e, principalmente, como emitir extrato INSS Empresa 2021.

INSS Empresa 2021
INSS Empresa 2021

Alíquotas INSS Patronal

Na definição dos valores presentes no extrato INSS Empresa 2021 é levado em consideração as alíquotas definidas pela Receita Federal.

Essas alíquotas são valores que incidem sobre o rendimento bruto e a folha de pagamento.

Atualmente, a alíquota sobre a folha de pagamento é correspondente à 20%, enquanto sobre a receita bruta é estabelecido os seguintes valores:

  • 1,5% de alíquota para empresas de imagens, sons, jornalística e de radiodifusão
  • 2% de alíquota para transporte rodoviário, metro ferroviário e ferroviário
  • 4,5% de alíquota para empresas de obras de infraestrutura e construção civil.

Como Calcular INSS Empresa

Atualmente, o cálculo do INSS Empresa é fundamentado em duas bases:

  • Folha de pagamento e;
  • Receita bruta.

Antes, só existia uma opção. Na base folha de pagamento, é levado em conta o valor de toda folha de pagamento da empresa em conjunto com as despesas geradas por outros trabalhadores que prestaram algum tipo de serviço.

Já o cálculo do INSS Empresa que leva em consideração a receita bruta engloba todos os empregados registrados pela empresa, inclusive os que estão relacionados às atividades administrativas.


Extrato INSS Empresa 2021 de Contribuição

Embora nos últimos anos tenha melhorado, os serviços do INSS pela internet ainda estão espalhados por inúmeras páginas, o que acaba confundindo muitos empresários que necessitam realizar esse serviço.

Extrair o documento de contribuição do INSS empresa é procedimento muito simples, mas que requer atenção no momento do preenchimento das informações.

  1. Inicialmente, acesse o site de ‘Consulta Extrato de Contribuições de Empresas e Equiparados’ do site da Receita Federal pelo endereço eletrônico: http://gps.receita.fazenda.gov.br/.
  2. Na página inicial, informe as seguintes informações:
    • CNPJ ou CEI;
    • Identificador;
    • Competência;
    • Senha.
  3. Transcreva o texto que está sendo exibida na imagem.
  4. Ao término, clique em ‘Consulta’.
  5. Pronto, caso todas as informações estejam corretas, a plataforma irá redirecionará para consulta ao extrato INSS de empresas e equiparados.
Extrato INSS Empresa 2021 de Contribuição
Extrato INSS Empresa 2021 de Contribuição

Como Pagar o INSS Empresa?

O pagamento do INSS Empresa é obrigatório, no entanto, poucos sabem como efetuar a quitação. Inicialmente, caso não esteja em débito automático, é necessário gerar o guia de pagamento, que é o boleto bancário responsável pela arrecadação em agências bancárias.

Portanto, o passo-a-passo para ter o guia em mãos é o seguinte: 

  1. Acesse a plataforma de ‘Cálculo da Guia da Previdência Social’ da Receita Federal pelo endereço: https://www.inss.gov.br/.
  2. Na página oficial, selecione a opção ‘Calcular Guia/Carnê’.
    Calcular Guia/Carnê
    Calcular Guia/Carnê
  3. Na página seguinte, entre os módulos disponíveis, selecione a opção ‘Empresas e Equiparadas e Órgãos Públicos’.
  4. Preencha as informações solicitadas:
    • Categoria do Contribuinte (empresa ou órgão público);
    • Tipo do documento (CNPJ ou CEI);
    • Sequência numérica do documento.
  5. Depois, digite a sequência numérica que está sendo exibida na imagem. Caso o entendimento esteja difícil, pode gerar outra.
  6. Ao fim, clique em ‘Confirmar’.
Como Pagar o INSS Empresa
Como Pagar o INSS Empresa

Com o guia de pagamento em mãos, o segurado poderá realizar a quitação em bancos conveniados à Receita Federal ou também em casas lotéricas da Caixa Econômica.