Extrato Previdenciário 2021

Os contribuintes que efetuam regulamentem sua contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social deve ficar bem atento ao extrato previdenciário para confirmar se os repasses estão acontecendo de maneira correta. É fundamental que os cidadãos brasileiros estejam em dia com INSS para futuramente ter acesso a alguns direitos resguardados pela Constituição Federal, como aposentadoria, auxílio-doença e seguro-desemprego. Então, quer saber um pouco mais sobre o extrato previdenciário 2021? Leia o artigo abaixo!

Extrato Previdenciário 2021
Extrato Previdenciário 2021

INSS 2021

O Instituto Nacional do Seguro Social, INSS é um órgão público da Previdência Social. Esse órgão foi criado pelo Governo Federal, com a intensão de auxiliar os trabalhadores brasileiros segurados pela instituição a receber benefícios previdenciários.

Mensalmente, a Previdência Social atende em torno de 1 milhão de pedidos de seguro. Por conta da grande procura, o órgão está sempre em busca de melhorias no seu atendimento.

Ao realizar a contribuição INSS, o trabalhador terá direito aos seguintes benefícios:

INSS 2021
INSS 2021

O que é Extrato Previdenciário e para que serve?

O extrato previdenciário é um documento emitido pelo INSS que relata todas as relações trabalhistas e previdenciárias que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais, também conhecido pela sigla CNIS.

Nesse documento, é possível obter informações especificas que envolvem o trabalhador, como nome do vínculo empregatício, tempo de trabalho, remuneração e também todas as contribuições que são feitas por meio do Guia da Previdência Social (GPS).


Como Tirar o Extrato Previdenciário 2021 CNIS

Como abordado acima, a emissão do extrato previdenciário 2021 pode ser realizada do conforto de sua residência. Em dentro de poucos minutos, o contribuinte, por meio da plataforma ‘Meu INSS’, pode emitir o extrato e conferir todos os dados que constam na base de dados do CNIS.

  • Acesse o site oficial do ‘Meu INSS’ pelo endereço eletrônico: https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/.
  • No menu, selecione a opção “Extrato de Contribuições (CNIS)”.
    Serviços Disponíveis no INSS Digital
    Serviços Disponíveis no INSS Digital
  • Na página, clique no botão “Fazer Login”.
    Fazer Login
    Fazer Login
  • Será necessário realizar o login por meio da plataforma Gov.br.
  • Primeiramente, informe a sequência numérica do CPF do contribuinte e, posteriormente, a senha de acesso. Clique em ‘Entrar’.
  • A plataforma processará as informações de login e, caso estejam corretas, o contribuinte poderá conferir integralmente o extrato previdenciário.
  • Além de consultar, também é possível realizar a impressão do extrato previdenciário, caso queira armazená-lo em meios não digitais. 
Como Tirar o Extrato Previdenciário CNIS
Como Tirar o Extrato Previdenciário CNIS

Além de tirar o extrato previdenciário CNIS pela internet, também é possível realizar a consulta em agências bancárias conveniadas à Receita Federal. Atualmente, a consulta ao extrato pode ser feita no caixa eletrônico do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

Esses dois bancos também permitem a consulta no internet banking na opção Previdência Social ou Extrato Previdenciário.


Consultar Extrato CNIS pelo PIS

Embora a maioria dos trabalhadores que exercem atividade remunerada com carteira assinada possuam o PIS, ainda não é possível consultar o extrato do CNIS pelo PIS.

No entanto, caso não consiga pela internet, é possível realizar a consulta comparecendo numa das unidades do INSS espalhada em território brasileiro.

  1. Acesse a plataforma do ‘Meu INSS’ pelo URL: https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/.
  2. No menu, clique em ‘Agendamentos/Requerimentos’.
    Agendamentos/Requerimentos
    Agendamentos/Requerimentos
  3. Clique em ‘Não sou um robô’ e, logo em seguida, ‘Continuar sem login’.
  4. Selecione a data e horário de atendimento.
  5. Compareça à instituição do INSS na data marcada com documento de identificação (carteira de identidade, CNH ou carteira de trabalho) em mãos. 
Como Consultar Extrato CNIS pelo PIS
Como Consultar Extrato CNIS pelo PIS