GPS em Atraso 2021: Entenda o que é, Como atualizar e Boleto de pagamento

Ter todas as obrigações em relação ao INSS devidamente legalizadas é de extrema importância, já que em caso de irregularidades no GPS, por exemplo, você pode ser desqualificado para o recebimento de benefícios como a aposentadoria. Por isso, não deixe de saber como você pode lidar com a situação de seu GPS em atraso conferindo os próximos tópicos deste post.

GPS em Atraso 2021
GPS em Atraso 2021

O que é GPS

O Guia da Previdência Social é um documento usado para o pagamento do seguro recolhido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). É por meio do GPS que o contribuinte consegue auferir de benefícios como:

Guia da Previdência Social
Guia da Previdência Social

O recolhimento dos benefícios previstos no GPS poderá ser realizado diretamente pela entidade empregadora onde o trabalhador apresenta vínculo contratual, com os auxílios devidos sendo desnotados diretamente do salário do empregado.

Sendo assim, é preciso que o GPS do trabalhador esteja em dia para que ele receba os auxílios do INSS. Para isso, há necessidade de os empregados verificarem se todos os descontos que deveriam ser realizados pelo INSS estão sendo feitos corretamente, de modo que o mesmo não enfrente complicações na hora de quitar o GPS.

Atualizar GPS em Atraso 2021

Em algumas situações o pagamento de certos tributos do INSS não é realizado dentro do prazo esperado, e nesses casos é preciso que se faça a atualização do GPS. A boa notícia é que você pode seguir por esse processo pela internet pelo seguinte passo a passo:

  • Primeiro você terá que acessar o site do INSS;
  • Siga clicando em “Serviços” e depois em “Guia da Previdência Social”;
  • Clique em “Calcular Guia/Carne” e em seguida indique todos os dados que são solicitados. Nessa etapa você terá que indicar as competências que devem ser atualizadas;
Calcular Guia/Carne
Calcular Guia/Carne
  • Para finalizar, clique em “Continuar”, que em seguida você já poderá conferir os novos valores informados.
Atualizar GPS em Atraso 2021
Atualizar GPS em Atraso 2021

Como Emitir a GUIA GPS

Para poder emitir o guia de pagamento GPS será preciso seguir o mesmo passo a passo descrito acima, sendo que depois de percorrer por essas etapas será preciso:

  • Escolher as competências que devem ser pagas pelo boleto a emitir e depois clicar em “Gerar GPS”;
  • Em seguida basta fazer a impressão do boleto e seguir com o seu pagamento dentro da data limite estabelecida.
Como Emitir a GUIA GPS
Como Emitir a GUIA GPS

Cálculo GPS em Atraso

O cálculo do GPS em atraso 2021 pode ser realizado no site da Receita Federal por meio das etapas apresentadas a seguir:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Clique em “Módulos” e depois escolha a categoria que se adéqua à sua verificação;
  • Em seguida informe o NIT/PIS/PASEP e o código de segurança, e depois clique em confirmar.

Em seguida os valores devidos serão calculados e exibidos de forma automática pelo site para impressão.

Caso o beneficiário queira fazer o cálculo por conta própria, o mesmo deverá ter em mente que no caso de atrasos com menos de 5 anos o profissional paga em média 20% de 80% das suas últimas contribuições para cada mês de atraso.

Isso acaba implicando um juro de 0,5% e uma multa de 10% baseada no valor que deveria ser entregue ao INSS.