Número INSS 2021

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é um órgão do Governo responsável por fazer importantes pagamentos para a população brasileira. Como a aposentadoria, a pensão, entre outros benefícios importantes para muitas pessoas. Muitos aposentados e pensionistas dependem do dinheiro recebido do INSS para sobreviver, assim é importante que eles conheçam seu número INSS 2021 para que possam retirar os seus benefícios, sem nenhum tipo de problema ou burocracia para conseguir esse dinheiro. Veja abaixo como consultar o Número INSS 2021.

Número INSS
Número INSS

Também conhecido como NIS – ou número de identificação Social – é o número que vincula o trabalhador à Previdência Social brasileira.

Esse número está presente na sua carteira de trabalho, além de ser o número impresso no cartão cidadão Caixa, e na prática, serve para sacar os pagamentos do INSS e para consultar o extrato do INSS.

Caso você tenha se esquecido qual o seu número INSS e não saiba onde pode encontra-lo. Continue lendo esse texto para saber todas as informações sobre a importância do número e como saber o seu, para conseguir receber os seus benefícios.


Importância do Número INSS

Saber qual é o seu NIS é de fundamental importância. Para conseguir receber os seus benefícios relacionadas à Previdência Social, ou ao Ministério do Trabalho. Pois, caso você não tenha o número em mãos, para conseguir sacar a aposentadoria ou outro benefício, o qual, você tenha direito, será muito mais difícil e trabalhoso. Assim, é importante conhecer qual o seu Número INSS.

Além disso, no caso de trabalhadores autônomos ou desempregados que desejem contribuírem com a previdência através do carnê de aposentadoria.

O número é obrigatório de ser preenchido (corretamente) para garantir a aposentadoria por tempo de contribuição.


Número INSS na Carteira de Trabalho

Essa provavelmente é a forma mais fácil de obter o seu Número INSS, basta:

  • Consultar a primeira página da sua carteira de trabalho, que ele estará lá, ao lado de outras informações suas.
Número INSS na carteira de trabalho
Número INSS na carteira de trabalho

Caso a sua carteira de trabalho seja do modelo antigo, sem atualizações, talvez, o seu NIS não esteja nela. Por isso, confira abaixo mais duas opções para conhecer qual o seu número.


Consulta INSS pela Internet

Uma outra forma de obtenção do seu Número INSS é fazendo uma consulta pela internet. Já que, na web, conseguimos informações sobre quase qualquer assunto. No caso do INSS, basta:

  • Entrar no site dataprev.gov.br
  • Preencher alguns campos como o seu nome, sua data de nascimento e o seu RG, para conseguir consultar o Número INSS.
Consulta INSS pela Internet
Consulta INSS pela Internet

Consulta pela Agência da Caixa Econômica Federal

Uma terceira forma de conseguir saber qual o seu número INSS, é:

  • Indo até uma agência da Caixa;
  • Sempre em porte da sua carteira de trabalho e de algum documento de identificação com foto.

Assim, pode pedir para que o próprio funcionário da Caixa verifique qual o seu Número e caso deseje, ainda pode consultar a sua situação com o INSS. Já que é a própria Caixa que organiza esses pagamentos da Previdência Social e tem o dinheiro para dar aos aposentados e pensionistas.

Agência da Caixa Econômica Federal
Agência da Caixa Econômica Federal

Existem esses três modos de conseguir obter o seu NIS. O qual, é de fundamental importância para realizar algumas operações com os seus benefícios sociais.

Por isso, é importante que você sempre o anote, para que não precise fazer umas dessas três operações sempre que o esquecer.

E vocês, já tiveram alguma dificuldade de encontrar o Número INSS alguma vez? Como foi a sua situação? Conte sua história no campo de comentários abaixo e venha fazer esse post junto com a gente.