Recadastramento INSS 2021: Quem Deve Fazer e Como Fazer

Para poder garantir a atualidade das informações mantidas pelo INSS acerca dos beneficiários, este órgão exige que em certas ocasiões os cidadãos abrangidos pela previdência façam o recadastramento INSS 2021. Anualmente o INSS lança a campanha para o recadastramento dos beneficiários, sendo assim, é necessário que os beneficiados saibam como esse processo funciona. Não deixe de conferir os próximos tópicos deste post e saiba mais acerca do Recadastramento INSS.

Recadastramento INSS 2021
Recadastramento INSS 2021

Recadastramento INSS

Desde 2012 o INSS faz o recadastramento com vista a evitar o número de casos de cidadãos que se beneficiam dos auxílios INSS de forma ilegal.

Por meio desse processo o INSS consegue validar as informações apresentadas pelos beneficiários no momento de seu cadastrado para verificar se eles ainda atendem aos requisitos para o recebimento do benefício.

Esse processo também evita que hajam beneficiários “fantasmas” recebendo os auxílios do programa. No caso de beneficiários já falecidos, por exemplo, por meio do recadastramento do INSS é possível verificar isso e proceder com o cancelamento dos benefícios.

Dessa forma, somente recebe o benefício quem realmente tem direito.

Quem Deve Fazer

O recadastramento ou prova de vida INSS é exigido de todos os aposentados e pensionistas que recebem o auxílio do INSS por meio de:

  • Uma conta corrente;
  • Conta poupança ou;
  • Cartão magnético.
Quem Deve Fazer
Quem Deve Fazer

Essa prova pretende provar que a pessoa beneficiada ainda está viva, e a falta no comparecimento pode resultar no bloqueio do benefício.

Valendo lembrar que todos os cidadãos que receberam o seu benefício a menos de 12 meses, ou melhor, quem tiveram o seu auxilio liberado recentemente, não escapam da realização do recadastramento.

Essa exigência é necessária para que o INSS possa evitar ao máximo os casos de fraudes que lesam os cidadãos que realmente precisam do benefício da previdência.

Como Fazer o Recadastramento INSS 2021

Para não criar aglomerações nos postos de atendimento do INSS, o recadastramento INSS 2021 pode ser feito de formas distintas:

  • No caso de beneficiários do INSS com idade igual ou superior a 60 anos, é necessário realizar o agendamento para poder receber atendimento numa das agências afiliadas ao INSS.
  • Para os segurados com idade acima de 80 anos, é possível requisitar o atendimento domiciliar junto ao INSS. Para poder fazer esse agendamento o beneficiário precisará de ligar para a Central de atendimento 135 ou acessar o site do Meu INSS para fazer a consulta.
Como Fazer o Recadastramento INSS 2021
Como Fazer o Recadastramento INSS 2021

Para o restante dos segurados, o recadastramento seguirá a via padrão, onde o beneficiário se dirige a agência do banco em que ele recebe o benefício.

Para manter a ordem no processo de recadastramento INSS, as instituições bancárias convocam os beneficiários em ordem da data do seu aniversário.

Em alguns bancos convoca-se o segurado para atualizar seus dados no mês anterior ao vencimento da fé de vida. Em todo caso, os bancos emitem um comunicado instruído os beneficiários acerca das datas e outras informações que precisam ser consideradas para o recadastramento INSS.

Para ter acesso a essas informações você pode acessar o site do seu banco ou ainda se dirigir a um dos seus terminais eletrônicos.