Recurso INSS 2021

Alguns cidadãos brasileiros, quando recebem o seu benefício da Previdência Social, acabam achando o valor injusto/incorreto ou não concordam com alguma decisão do INSS. Quando isso acontece, o trabalhador tem direito a entrar com uma revisão ou Recurso INSS 2021 para obter uma nova decisão através da justiça. Se esse é o seu caso, continue acompanhando o nosso artigo que vamos dar mais detalhes sobre os procedimentos do Recurso INSS 2021.

Recurso INSS 2021
Recurso INSS 2021

O INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social – é o órgão do governo federal oferece diversos benefícios, como aposentadoria, pensão, auxílios etc. Esses benefícios são concedidos para todos aqueles que ao longo da vida fazem a sua contribuição ao INSS.

Como Funciona e Quanto tempo demora o Recurso INSS

O cidadão que não concorda com alguma decisão do INSS – como o não pagamento de auxílio doença – pode entrar com um recurso ao órgão pedindo uma revisão dessa decisão.

Há também o direito do trabalhador de entrar com um recurso para rever decisão do INSS com questão ligado a valores de benefícios pagos.

Se este for o seu caso, saiba que é possível verificar este caso através de uma das agências do INSS mais próxima ou ligando no número 135.

Caso a situação não resolva, o cidadão pode buscar a justiça comum para dar prosseguimento ao seu caso. A média de demora para Recurso INSS 2021 é de 85 dias a partir do início do julgamento e mais 20 dias para devolver o processo à agência de origem.

INSS 2021
INSS 2021

O que Escrever no Recurso INSS

O cidadão pode escrever um Recurso INSS 2021 com suas palavras. No entanto é preciso conter algumas informações para que o recurso seja válido. Isso pode ser feito por um advogado ou pelo próprio trabalhador.

O governo federal, através do site oficial do INSS, disponibiliza também um modelo de recurso ou revisão INSS para o trabalhador usar no seu processo.

Acesse aqui e veja alguns deles https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/recurso/duvidas-frequentes-recurso/.

Agora, veja aqui as informações que o seu recurso INSS deve conter:

  • Nome completo do contribuinte;
  • Nome do órgão para qual está endereçando o recurso;
  • Número de identificação do trabalhador, como CPF e NIT;
  • Razões pela qual o contribuinte está entrando com o recurso;
  • Decisão do INSS;
  • Endereço completo do trabalhador.
Formulário para Recurso INSS
Formulário para Recurso INSS

Como Consultar Andamento do Recurso INSS 2021

Se você já entrou com um Recurso INSS 2021, pode fazer a consulta do andamento desse recurso ou revisão pela internet, através de um site específico criado pelo próprio INSS para isso. Veja como é fácil:

Como Consultar Recurso INSS
Como Consultar Recurso INSS

Formulário para Recurso INSS

Como dissemos anteriormente, o governo federal, através do site específico do INSS, disponibilizou alguns modelos de formulário para que o cidadão possa usar com maior facilidade.

Com o modelo, o trabalhador já tem um formulário pré-preenchido para entrar com o seu recurso ou revisão.

Esses modelos de formulários podem ser encontrados na página https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/recurso/duvidas-frequentes-recurso/.